• Viagens ACT
  • Contexto África
  • Mundo ACT

Ilhas Seychelles, um outro mundo… a nossa praia

Seychelles

8 minutos

As ilhas Seychelles ocupam um lugar especial no imaginário de todos que já sonharam com um verdadeiro paraíso no meio do oceano Índico. O que separa o sonho da realidade, entretanto, são inúmeros clichês e imagens que nem sempre retratam fielmente o arquipélago. A boa notícia é que a realidade é ainda melhor que o marketing, e com conhecimento e informação de qualidade, o paraíso fica ainda mais perfeito. Neste post, revisitamos certos conceitos sobre Seychelles que já não fazem muito sentido nos dias atuais, de acordo com a nossa visão e experiência no destino.

A mãe natureza foi incrivelmente generosa com as ilhas Seychelles. As praias, o mergulho e os esportes aquáticos já oferecem atividades suficientes para ocupar-se durante semanas no arquipélago. Poucos lugares no planeta oferecem luxo à beira-mar como as Seychelles: os exclusivos resorts são uma atração à parte, mas engana-se redondamente quem imagina um destino limitado à estrutura do seu hotel. Para explorar Seychelles, é importante entender um pouco da geografia do arquipélago.

A Geografia de Seychelles

O arquipélago ocupa uma vasta extensão do oceano Índico, entre as Maldivas e a costa leste africana. Em termos de latitude, as ilhas começam um pouco acima de Mombasa, no Quênia, e vão até a fronteira da Tanzânia com Moçambique, na altura de Mtwara – claro, com distâncias variadas da costa. Bird Island, a mais setentrional ilha do arquipélago, fica a mais de 1250 km da mais austral, no atol de Astove. Os mapas geralmente evidenciam a posição de Mahé, a ilha principal, mas o arquipélago se espalha até a região próxima ao norte de Madagascar. 

Seychelles na costa africana

 

As 115 ilhas de Seychelles são divididas em 41 ilhas interiores (Inner Islands), em sua maioria graníticas e aglomeradas em torno das principais (Mahé, Praslin e La Digue), e 74 ilhas exteriores (Outer Islands), atóis coralíneos localizados de 230 km a 1150 km de Mahé. Com pouca chance de errar, posso afirmar que tudo o que leu ou ouviu até hoje sobre Seychelles está relacionado às ilhas interiores (ou internas), que concentram mais de 99% da população e da atividade turística do arquipélago – embora apenas 54% do território terrestre.

As Ilhas Interiores

As ilhas de granito formam o coração das Seychelles e também são as únicas ilhas oceânicas remotas do mundo que se originaram de uma única massa continental, sem coral ou influência vulcânica. Há 200 milhões de anos, essas ilhas pertenciam a um enorme supercontinente, denominado Gondwana. Mais tarde, movimentos tectônicos violentos dividiram este continente, e suas partes remanescentes são a América do Sul, África, Madagascar, o subcontinente indiano, Austrália e Antártica. Conforme o continente se separou, a água inundou as lacunas e originou o oceano Índico. Pequenas massas de terra se distanciaram ainda mais ao longo do tempo, e se estacionaram entre a África e a Índia.

Mahé é a maior destas ilhas, a principal do arquipélago e o ponto de entrada para as Seychelles, com aeroporto internacional, porto, resorts fabulosos, restaurantes e claro, muitas praias. Mas não se deve esquecer dos belos parques nacionais e da pequena e charmosa capital Victoria. É a mais populosa e movimentada: funciona como um hub para todas as demais ilhas do arquipélago, com fácil acesso às ilhas de Praslin e La Digue, conectadas por uma travessia de ferry ou rápido voo panorâmico. Algumas ilhotas satélite, como Cerf, Moyenne, Saint Anne ou Thérèse podem ser visitadas em um day-trip à bordo de um veleiro ou até mesmo exploradas em passeio de caiaque. 

inner islands seychelles

Praslin é a segunda maior ilha interior e reúne praias famosas, florestas tropicais e muitos resorts de renome internacional. Também possui status de atração principal de Seychelles e ilhas satélite, como Cousin, Cousine, Curieuse, Round e St. Pierre.

La Digue completa a lista das três ilhas principais e que inevitavelmente estarão na lista de atrações obrigatórias de todos os visitantes de Seychelles. Com fácil acesso a partir de Praslin, La Digue justifica sua fama com uma atmosfera rural, bicicletas como principal meio de transporte, tartarugas gigantes e praias que não decepcionam o mais exigente dos visitantes.

Silhouette, Félicité, Frégate, Denis e Bird Island são outras ilhas interiores, cada uma com suas singularidades e identificadas com resorts sofisticados e atrações de natureza. São menos visitadas que as três principais, mas por terem um acesso relativamente fácil a partir de Mahé, também são bastante conhecidas. Denis e Bird são as ilhas mais ao norte do arquipélago, e ao contrário das demais ilhas interiores, são coralíneas.

As Ilhas Exteriores

Distantes da civilização e da atividade humana, o grupo de ilhas exteriores (ou externas) é um mundo realmente à parte, remoto, intocado e isolado. Oferece experiências únicas e exclusivas, que poucos no planeta já tiveram a oportunidade de vivenciar. O nome créole para as ilhas externas é Zil Elwannyen Sesel, em francês Îles Eloignées.


Desroches faz parte do grupo de ilhas Amirantes, que a 230 km de Mahé e a meros 50 minutos de voo, é a mais acessível de todas as ilhas exteriores. É a única ilha do grupo que oferece hospedagem, por sinal um Four Seasons, o que garante que Desroches seja uma das mais desejadas de todo o arquipélago.

Alphonse está localizada a 400 km de Mahé e reúne praias paradisíacas de areia branca, acomodação luxuosa, deliciosas experiências gastronômicas e animais exóticos. O Astove Atoll está a 1000 km de Mahé e tem uma enorme lagoa e praias com uma infinidade de espécies de pássaros e peixes, além das tartarugas gigantes de Aldabra. 

Cosmoledo Atoll, também a 1000 km de Mahé, é um ecossistema intocado, com 19 ilhas e um novo hotel ecológico e sofisticado na ilha Wizard, com oito cabanas de praia. O Poivre Atoll está mais próximo, a apenas 300 km da capital, e consiste em duas ilhas. É um importante local de nidificação das tartarugas e tradicional em plantações de baunilha.

Recifes de corais, cardumes de peixes coloridos, tartarugas marinhas, arraias e muitas outras espécies podem ser avistadas nas águas cristalinas das ilhas exteriores. Passeios para observação de baleias e golfinhos, expedições de pesca, caiaque, stand up paddle e cruzeiros ao entardecer são apenas algumas das atividades disponíveis.

turtle La Digue


Conceitos e clichês ultrapassados sobre Seychelles

1. Seychelles é um destino exclusivo para casais

Claro que Seychelles é ótimo para casais de todas as idades e um destino tradicional para lua de mel. Mas também é muito procurado por famílias que descobrem seus tesouros e passam a frequentar regularmente as ilhas.

2. Seychelles é um destino excessivamente caro

As características do arquipélago não permitem que Seychelles seja classificado como um destino barato. Mas há hotéis em diversos segmentos e com tarifas competitivas com relação a destinos com características semelhantes. Há ótimas promoções para períodos de menor ocupação e para estadias longas.

3. É difícil chegar em Seychelles

Há uma série de opções via África, Europa e Oriente Médio para se chegar ao arquipélago com total segurança e tranquilidade. Muitos dos pontos de conexão permitem uma conveniente parada para quebrar a viagem ou conhecer um outro destino.

4. Seychelles funciona apenas como extensão de outros destinos

Se em outros tempos Seychelles era percebido como uma extensão de roteiros na África ou Europa, agora a lógica se inverteu. É o destino e a motivação principal da viagem para a grande maioria dos visitantes do arquipélago.

5. Algumas noites em Seychelles já são suficientes

Um dos maiores pecados é se deslocar até o meio do oceano Índico e ter menos que sete noites (ou uma semana completa), para começar a ter uma noção do que é Seychelles. Na verdade, um roteiro mais abrangente pode ter bem mais que essa recomendação mínima de permanência.

6. Basta visitar Mahé e Praslin para conhecer Seychelles

A inevitável recomendação óbvia de quem não conhece Seychelles, mesmo que já tenha ido para lá. Se adicionar La Digue, já está acima da média, mas além das ilhas principais e mais famosas, há uma infinidade de destinos secundários com características especiais e imperdíveis.

7. As ilhas exteriores são inacessíveis

O que já foi verdade até alguns anos atrás passou a ser a mais exclusiva opção do arquipélago, ideal para quem já conheceu as ilhas interiores ou busca uma experiência singular. Poucos já tiveram acesso às ilhas, que não não são indicadas para qualquer perfil: trata-se de um dos nossos refúgios prediletos.

Seychelles


Bons motivos para escolher Seychelles na sua próxima viagem

1. Destino eclético com diversidade de atrações

Engana-se quem tem uma imagem esterotipada de Seychelles, restrita aos resorts e praias espetaculares. Claro que são protagonistas, mas uma viagem ao arquipélago só se limita à praia do seu hotel se for mal planejada ou mal orientada. Não caia nessa armadilha.

2. Multiculturalidade

Seychelles é uma nação absolutamente particular em termos históricos e geográficos: um verdadeiro caldeirão cultural com influências africanas, asiáticas e europeias. Poucos destinos insulares possibilitam imersão na cultura local de forma tão autêntica e interessante.

3. Sustentabilidade

O patrimônio natural de Seychelles é único e tanto os governantes como a população, mesmo com as evidentes limitações econômicas, tem plena consciência da importância da preservação. O turismo é a atividade principal mas sempre com limites éticos e valores conservacionistas.

4. Segurança e tranquilidade

Extremanente seguro, amigável e receptivo, o arquipélago de Seychelles proporciona uma experiência pacífica e sem stress para a maioria absoluta dos visitantes.

5. Hotelaria segmentada e self-drive

Os resorts espetaculares são uma atração à parte e justificam a fama, mas não são as únicas opções disponíveis para conhecer as ilhas principais. Há hotéis com menos estrutura de lazer para quem prefere explorar as ilhas com automóvel alugado – por sinal, uma ótima opção.

6. Clima perfeito

Nem todos os destinos insulares possuem a temperatura regulada no termostato perfeito. Seychelles não é excessivamente quente durante o dia, possui noites agradáveis e o mar está sempre convidando a um mergulho, que parece ter um efeito mágico sobre corpo e mente.

7. Praias realmente de outro mundo

Agora que alguns clichês sobre Seychelles foram esclarecidos, um ponto deve ficar muito claro, especialmente aos experts no assunto: no quesito praias, não há nenhum destino no mundo que supere sua relação de quantidade e qualidade.


Raffles Praslin


A opinião do especialista ACT

Alguns destinos insulares praticamente se confundem com o hotel de estadia. Poucos visitantes das Maldivas se aventuram além do seu atol, ou seja, do seu resort. O mesmo ocorre em Mauritius, embora por razões diferentes. Seychelles possui características distintas e há muito a fazer – além dos espetaculares resorts.

As opções de roteiros em Seychelles disponíveis no mercado brasileiro são repetitivos e com pouca inspiração. Falta conhecimento sobre o destino e a reação natural das operadoras é focar nas opções de hotelaria e nos modismos, deixando em segundo plano as verdadeiras riquezas do arquipélago.

Conhecer in-loco as opções de hotelaria faz enorme diferença, mas uma visão holística das ilhas, atrações e das preferências de cada visitante muda completamente a orientação e prioridades. Visitar Seychelles não é trivial, tampouco uma barganha, e extrair o máximo da experiência demanda conhecimento.

Tal conhecimento não é encontrado nos relatos de uma única viagem, comum dos blogs da internet, muito menos nos roteiros de agentes de viagem que ouviram falar sobre Seychelles, e imaginam que seja um mero destino de sol e praia. Para fazer uma extensão básica e conhecer o resort, talvez seja suficiente.

Seychelles é um destino especial, complexo e merece ser tratado como tal. Um casal na melhor idade pode desfrutar uma estadia longa com tarifas especiais e poucos deslocamentos, saboreando a natureza na estrutura sofisticada de um resort. Uma família pode preferir uma experiência ecológica isolada e remota. Um jovem casal ou grupo de amigos pode fazer uma viagem independente explorando as ilhas com automóvel, lambreta, bicicleta, veleiro e caiaque.

Não confunda Seychelles com Maldivas, Mauritius ou Zanzibar. São destinos relativamente próximos, todos no Índico, mas muito diferentes entre si. Muito menos com outros paraísos insulares do Pacífico, como Taiti, Havaí, Fiji e tantos outros. Cada destino tem a sua magia e sua particularidade, mas reduzi-los apenas a paraísos tropicais é o primeiro passo para perder o que cada um tem de melhor para oferecer.


Apoio:

Administrador de empresas (FGV), fundador da Atlantic Connection Travel (1996) e da ACT Afrika Tours & Safaris, operadoras de viagem especializadas em África e Ilhas do Índico, com sedes em São Paulo, Cape Town e Odessa.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Translate »