• Viagens ACT
  • Contexto África
  • Mundo ACT

Reunião, a ilha intensa com sotaque francês

Ilha de Reunião

8 minutos

Viajantes experientes e aventureiros sabem que a ilha de Reunião oferece uma mistura singular da autêntica cultura créole, praias magníficas e experiências fora do comum – tudo isso com o inconfundível charme francês, no hemisfério sul e fazendo parte da União Europeia – uma combinação simplesmente improvável.

A escolha de uma ilha entre tantas opções espetaculares no oceano Índico não é uma decisão fácil. Reunião atrai muitos visitantes europeus, especialmente franceses, mas é um destino praticamente desconhecido no Brasil. São raros os pacotes de viagem para Reunião disponíveis no mercado e prevalece o desconhecimento sobre o destino.

Neste post, fique por dentro das atrações principais e algumas particularidades de Reunião. Advertência: a vontade de conhecer Reunião na sua próxima viagem crescerá bastante…Boa leitura !

A geografia peculiar de Reunião

Juntamente com Mauritius, Rodrigues e outras ilhas menores, Reunião compõe o arquipélago das ilhas Mascarenhas, a 550 km da costa nordeste de Madagascar e 175 km a sudoeste de Mauritius. De origem vulcânica, a ilha foi formada há 3 milhões de anos pelo antigo vulcão Piton des Neiges.

Um segundo vulcão, o Piton de la Fournaise, está localizado no sudeste da ilha: é um dos mais ativos do mundo. A ilha de 2.500 km2 possui praias de areia branca no oeste, preta no sudoeste, penhascos de lava vulcânica no sul e planícies no leste. O centro abriga três grandes desfiladeiros escavados pela erosão e as encostas da ilha são cortadas por inúmeros rios e cachoeiras.


A remota ilha tem 42% de seu território classificado como patrimônio natural pela UNESCO. Sua natureza exuberante contrasta com as paisagens lunares e os tons avermelhados das zonas vulcânicas. Existem mais de 200 microclimas.

O status político de Reunião

Reunião é um dos cinco departamentos ultramarinos franceses – os outros são Mayotte (também no Índico), Guadeloupe e Martinique (Caribe) e a Guiana Francesa (América do Sul). Todos possuem status de regiões da França, em um total de 18, sendo 13 na França metropolitana (incluindo a Córsega). É a parte mais austral da União Europeia.

As atrações singulares de Reunião

O Piton des Neiges é o pico mais alto do oceano Índico, a 3.069 metros. É um passeio imperdível para os caminhantes ávidos, que poderão desfrutar de uma vista de tirar o fôlego ao nascer do sol, após horas de caminhada e pernoite em uma gîte, hospedagem tradicional de apoio aos montanhistas.

Piton des Neiges, o ponto mais alto de Reunião e do Índico

Outro local surpreendente é o isolado Cirque de Mafate, acessível apenas a pé. Para extrair o máximo da sua experiência, passe a noite em uma gîte ou em um acampamento sob as estrelas. Recupere as energias enquanto desfruta a hospitalidade calorosa dos habitantes locais – sempre com algum queijo ou vinho francês.

Um dos vulcões mais ativos do mundo, o Piton de la Fournaise entrou em erupção na última semana de 2021. Não apresenta perigo para a população local, mas uma oportunidade para os visitantes da ilha testemunharem o fenômeno. Em qualquer momento, sobrevoar o vulcão é uma experiência espetacular. Reserve tempo para explorar os túneis criados pelo fluxo de lava.

Piton de la Fournaise em erupção

Canyoning e rafting são duas outras atividades imperdíveis na ilha da Reunião. Diversas empresas especializadas levam os visitantes tanto aos rios da ilha como aos fluxos de lava, para uma aventura ímpar na natureza – adrenalina garantida. As melhores praias e os melhores lugares para nadar estão nas costas oeste e sul, bem como nas águas calmas das lagoas.

A ilha da Reunião é um verdadeiro playground aquático com diversas atividades à sua escolha – caiaques, passeios de barco com fundo de vidro, observação de golfinhos e baleias, mergulho em alto mar, passeios de barco, stand-up ou apenas um refrescante mergulho nas águas transparentes.

Praias paradisíacas ? Também não faltam em Reunião…

Para descobrir a natureza em sua forma mais pura, venha para o litoral leste: com clima mais fresco e úmido, vivencie paisagens intocadas com densa vegetação, conheça os receptivos locais e saboreie a diversidade de frutas dessa região.

A opinião do especialista ACT

Reunião não é um destino trivial para brasileiros, e entendo as razões para isso. Mas sempre fico intrigado como um destino tão diverso e singular pode ser praticamente ignorado no mercado tupiniquim.

Uma das explicações plausíveis é que Reunião tenha praias menos espetaculares que as de Seychelles. Ou que a hotelaria da ilha seja menos luxuosa que em Mauritius. As duas afirmações não são falsas, mas imprecisas: Reunião também possui praias e hotéis espetaculares, embora em menor quantidade. A existência de tubarões na região também pode afetar o interesse geral, mas na prática só impacta na segurança de surfistas, velejadores e mergulhadores. 

As atrações de Reunião não são encontradas juntas em nenhuma outra ilha do mundo. Vulcões ativos, montanhas surreais, trekking extraordinário, muitas cachoeiras, vida selvagem marinha e terrestre, esportes de aventura (rafting, escalada etc.), gastronomia francesa e créole, cultura autêntica e muito mais – sempre lembrando que as praias espetaculares também estão presentes – o problema maior é encontrar tempo para fazer tudo que é imperdível.

Para casais aventureiros, viajantes solo ou em grupos de amigos, é um destino com enorme diversidade, segurança e que surpreende pelas atrações e estrutura. É melhor explorado com um automóvel alugado e demanda atenção especial à sazonalidade, tanto para evitar os períodos de férias dos franceses, como a eventual temporada de ciclones.

O planejamento adequado do tempo e da estadia é de suma importância, uma vez que a ilha é relativamente pequena, mas as distâncias podem prejudicar as atividades se estiverem do outro lado da ilha. O melhor é estabelecer algumas bases, escolhidas de acordo com o interesse de cada viajante, com relação às atividades escolhidas e localização.

Reunião pode ser combinada com África do Sul, Mauritius, Madagascar, Seychelles, Tanzânia e outros destinos. Certifique-se de alocar tempo suficiente para conhecer, de forma adequada, as intensas atrações da ilha. Há poucos pacotes de viagem no Brasil para Reunião, mas na ACT oferecemos opções personalizadas – para quem deseja conhecer Reunião com estilo e exclusividade.

Apoio:

 

Administrador de empresas (FGV), fundador da Atlantic Connection Travel (1996) e da ACT Afrika Tours & Safaris, operadoras de viagem especializadas em África e Ilhas do Índico, com sedes em São Paulo, Cape Town e Odessa.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Translate »