Qual a melhor época para viajar para a África ?

4 minutos para ler

O continente africano é o segundo maior do planeta Terra, atrás apenas da Ásia. Isso significa que estabelecer uma regra comum para todos os destinos sobre a melhor época para viajar para a África é tarefa absolutamente impossível. Dentro de um mesmo país, temos critérios distintos para cada região, parque nacional, ilha ou faixa litorânea. Mesmo assim, a maioria dos destinos permite ótimo aproveitamento nos 12 meses do ano.

A maior parte da África turística fica ao sul do Equador, que atravessa o continente na altura do Quênia e Uganda (entre outros países). Assim, a maioria dos destinos relevantes tem as mesmas estações do ano que o hemisfério sul, tal qual o Brasil. Mas há detalhes importantes que não podem ser esquecidos na programação da viagem: estações secas ou chuvosas, inverno rigoroso, temporada de ciclones…

Existe mesmo a melhor época para viajar para a África?

Sem dúvida! O nosso site orienta sobre as principais atrações da África e as características do clima em cada uma dessas regiões. A análise conjunta do clima, nas diversas regiões visitadas no roteiro, é de suma importância para determinar a época da sua viagem.

Algumas regras gerais podem ser muito úteis para decidir quando embarcar para a África. Mas fique atento, regras gerais não valem sempre nem para todos. Foque na melhor época para VOCÊ viajar para a África. Portanto, esqueça os guias e as dicas mirabolantes com fórmulas fixas e fique muito atento às SUAS escolhas.

Safári

Em algum momento você vai ouvir a dica clichê que é melhor fazer o safári no inverno, pois a vegetação está baixa e os animais mais ativos. Acredite, os animais estão ativos o ano todo, só que escolhem os horários mais amenos no verão – ou seja, os extremos de cada dia, manhã cedo e final de tarde. É só uma questão de ajustar os horários do safári aos hábitos dos animais. O contrário é bem mais difícil…

Quanto à vegetação, de fato ela fica mais alta no verão e começo do outono, porém isso não impede de fazer ótimos safáris em TODAS as estações do ano. Quem não gosta de acordar às 5 da manhã com 5 graus de temperatura, sabiamente deve evitar o inverno na África do Sul. Mas a grande dica é coordenar a região e a sazonalidade do seu safári às suas prioridades, de acordo com o restante do seu roteiro.

Ilhas e Faixas Litorâneas

Nem sempre quem visita uma ilha ou faixa litorânea na África está apenas em busca de uma praia paradisíaca. Toda a região da Garden Route ou Cape Town, na África do Sul, tem praias de tirar o fôlego, contudo, as atrações vão muito além. As ilhas de Madagascar ou Reunião seguem o mesmo raciocínio. Já Seychelles, Mauritius ou Zanzibar atraem principalmente pela qualidade de suas praias e resorts.

Comum a todas elas é que ninguém deseja estar nesses destinos quando chove ou faz frio. A não ser que o seu objetivo seja utilizar as ótimas tarifas disponíveis nesses períodos. Também há momentos propícios para quem deseja avistar baleias, praticar esportes à vela ou mergulho e outras atividades específicas. Ou seja, as suas preferências é que orientam a melhor época para viajar para a África.

Mais de 90% dos pacotes para a África combinam safári e pelo menos um destino de praia. Harmonizar os seus interesses com as características de cada um deles é fundamental na escolha do seu roteiro e época da sua viagem.

Para conhecer as tendências do clima em cada região, visite o FAQ em nosso site. Fique também atento aos posts específicos de cada atração e, na dúvida, sempre entre em contato com a equipe da ACT!

Leia também: Quais as vacinas necessárias para viajar para a África?

Os posts ACT são de autoria da equipe Atlantic Connection Travel. Nosso conteúdo é 100% original e tem como base mais de duas décadas de experiência e especialização em viagens no destino África.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Translate »